Noticias Destaque
Postado em: 12/12/2022 às 11:04 AM

Porque a flexibilização e alocação de recursos é a melhor solução para empresas que buscam profissionais de tecnologia

O processo de contratação em TI tem se transformado em um verdadeiro desafio para algumas empresas. O maior problema relatado está na dificuldade em encontrar profissionais aptos ao preenchimento das vagas em aberto, que estejam de acordo com as condições de trabalho oferecidas. De um lado estão as empresas, muitas as quais ainda se mantém com um mindset analógico, mas em busca de profissionais digitalmente acelerados. Do outro, os novos profissionais de TI, que buscam ampliar seus horizontes e fogem da burocratização das jornadas de trabalho do passado.

 É fato que o setor de tecnologia é um dos que mais cresce nas empresas e isso acontece junto à demanda por profissionais qualificados. Hoje, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, existem mais vagas em aberto no mercado de TI do que profissionais disponíveis para as ocupar. Estima-se que até 2024 sejam necessários mais de 260 mil profissionais de tecnologia para atender à crescente demanda. O que hoje faz com que muitos profissionais atuem em mais de um projeto simultaneamente.

 Com mais vagas em aberto do que profissionais disponíveis, muitas empresas melhoraram as condições das vagas em busca de conseguirem encerrar o processo com sucesso de uma forma mais rápida, porém mantiveram métodos ultrapassados para a seleção e contratação. O resultado: aumento no número de candidatos não qualificáveis, maior dificuldade de filtragem e seleção e afastamento dos profissionais adequados, pois estes buscam novos desafios somados à salários competitivos e um modelo organizacional flexível, desafiador e inovador que os permita desenvolver mantendo a qualidade de vida.

 


 A solução encontrada pelas grandes empresas está na contratação através do modelo Body Shop, onde profissionais de TI são alocados em seus projetos. Para as empresas este modelo representa maior facilidade em encontrar o profissional desejado, maior vazão às demandas em aberto e melhor custo-benefício. Além da garantia de maior qualidade nos projetos executados, profissionais mais satisfeitos e empenhados que apresentem melhores resultados, menor burocratização e maior fluidez. Já para os profissionais de TI, a alocação de recursos vem de encontro com o que buscam pois traz flexibilidade, reconhecimento, remuneração mais compatível de acordo com os projetos a serem executados e até mesmo a possibilidade de atuação em sistema home office, que permite maior qualidade de vida e agrega liberdade, possibilitando que atuem de qualquer lugar do mundo.

 A pandemia vivida nos últimos anos preparou o mercado para a atuação dos profissionais à distância e mostrou que o setor de tecnologia, mais que do qualquer outro, está apto para atuar com liberdade e modelos flexíveis de trabalho. Assim, o que anteriormente era considerado diferente, raro e até improvável, se tornou a maior busca dos profissionais de tecnologia que não só dão preferência para oportunidade de atuação em home office como rejeitam e se desvinculam continuamente dos outros sistemas propostos que já são considerados outdated ideas.

 As empresas que aderiram à alocação de recursos e às jornadas híbridas ou completamente digitais, tem tido êxito nos projetos e puderam observar redução nos custos com contratações e demissões, bem como maior lucratividade proveniente da assertividade do body shop com maior qualidade no trabalho desenvolvido.

 Toda empresa que hoje busca um profissional de TI, para obter sucesso, deve considerar a alocação de recursos como principal opção de contratação e realizar uma revisão em seu mindset para atualizá-lo em sincronia com a modernização do mercado. Isso é o que as grandes empresas têm feito, em parceria com a ATISWORK Tecnologia que atua através da desburocratização dos processos e oferece uma consultoria completa, sendo considerada uma das principais fornecedoras de profissionais de TI com atendimento à nível nacional. Os resultados promissores têm demonstrado que este é o caminho a ser seguido e que os benefícios do body shop conciliam os interesses das empresas e dos profissionais em uma só parceria de sucesso.